Lesões Ligamentares

Ortopedista em São Paulo


Os ligamentos são estruturas fibrosas que conectam os ossos entre si, mantendo as articulações estáveis e permitindo a movimentação do corpo. As lesões ligamentares são muito comuns, especialmente em atletas e pessoas que praticam atividades físicas regulares. Essas lesões podem variar em gravidade, desde um simples estiramento até uma ruptura completa do ligamento.

Sintomas

As lesões ligamentares mais comuns ocorrem nos joelhos, tornozelos e punhos. Os sintomas incluem dor, inchaço, rigidez e instabilidade na articulação (sensação de falha da articulação).

Tratamento

O tratamento para uma lesão ligamentar depende da gravidade da lesão. Em casos mais leves, é possível tratar com repouso, aplicação de gelo, compressão e elevação da área afetada, bem como fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor da articulação. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para reparar o ligamento rompido.

Prevenção

Para prevenir lesões ligamentares, é importante alongar antes de atividades físicas, usar sapatos adequados e ter cuidado ao caminhar ou correr em superfícies irregulares. Além disso, é importante não exagerar nos exercícios e respeitar os limites do corpo.


Se você suspeitar de uma lesão ligamentar, é importante procurar um médico ortopedista para avaliação e tratamento adequados.

Sobre o profissional

Dr. Paulo Vitor Carrijo


  • Médico graduado pela Universidade Católica de Brasília;
  • Residência em ortopedia e traumatologia pela Secretaria de saúde do estado da Bahia pelo Hospital Manoel Victorino - RQE 93366;
  • Especialista em Traumatologia do Esporte e Cirurgia do joelho pelo Centro de Trauma do Esporte (CETE) da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
  • Mestrando em Ciências da Saúde aplicadas ao esporte e à atividade física pela EPM-Unifesp;
  • Preceptor do ambulatório de Cirurgia do Joelho do CETE da EPM-Unifesp; 
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT 17.886;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE);
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ);
  • Membro da International Society of Arthroscopy, Knee surgery and Orthopaedic Sports Medicine.
Saiba mais
Share by: